China: como trabalhar e estudar
07/02/18 | Sem categoria
A China é o país que mais tem crescido nos últimos tempos. Por isso, é alvo de muitas pessoas que tem o objetivo de mudar de vida. Que tal conhecer algumas curiosidades.
Como morar na China
Você sabia que a China exige visto até para quem é turista. Para ficar por mais precisa ter uma permissão de estudo, de trabalho, residência ou até para visitar um familiar.
É preciso ficar atento ao receber a documentação, pois existe a possibilidade de o visto permitir uma entrada, duas entradas ou múltiplas entradas. Isso significa que a pessoa poderia sair e entrar no país sem ter que tirar a autorização novamente.
O tipo de visto para quem vai morar na China permanentemente é o D. Nesse caso, o requerente deve pedir permissão de residência à divisão local da Administração de Entrada e Saída do Departamento de Segurança Pública no prazo de 30 dias após ele chegar no país. Com essa autorização, ele pode solicitar o visto de residência na Embaixada.
Entre os documentos que devem ser enviados para a Embaixada estão o formulário de pedido de visto preenchido, passaporte e cópia, foto 3×4 tipo passe, comprovante de residência na China.
Trabalhar na China
Antes de desembarcar em território chinês, é preciso ter uma vaga de emprego garantida e uma autorização de trabalho emitida pela companhia que irá contratá-lo e pelo governo. A boa notícia é que o país contrata regularmente profissionais que falem português, inglês e outros idiomas fluentemente para expandir suas possibilidades de negócios.
O visto para quem quer trabalhar na China é o Z. Também pode ser o R, que é uma permissão específica para profissionais altamente qualificados em áreas que apresentam alta demanda no país.
Depois disso, é preciso entregar os documentos a seguir para o consulado:
- Passaporte com validade mínima de seis meses e uma página de visto em branco;
- Aviso de visto das entidades autorizadas da China;
- “Permissão de trabalho para os Estrangeiros” emitida pelo Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social da China (original e cópia);
- Registro de Exame Físico para os Estrangeiros e cópia (formulário disponível);
- Formulário de pedido de visto preenchido e assinado;
- Uma foto 3×4.
Estudar na China
O visto F é destinado para estrangeiros que vão fazer um intercâmbio, visitas de estudo e outras atividades.
O visto X1 é destinado a estudantes que irão permanecer por mais de seis meses no país. Já o visto X2 permite a estadia no território chinês por no máximo 180 dias.
Para conseguir essa permissão é preciso providenciar os seguintes documentos:
- Passaporte com validade mínima de seis meses e uma cópia das páginas com os dados pessoais do requerente;
- Formulário de solicitação de visto JW201 ou JW202 preenchido e foto 3×4;
- Carta de admissão ou carta convite da instituição de ensino original e uma cópia.